7.O que você considera como suas fraquezas?
O que seu entrevistador está realmente tentando fazer com essa pergunta (além de identificar um alerta vermelho) é avaliar sua autoconsciência e honestidade. Então, “sou um pouco ansiosa” não é uma boa opção.
Mas também não é “Tipo! Eu sou perfeccionista!” Encontre um equilíbrio pensando em algo com o qual você luta, mas que está trabalhando para melhorar.
Por exemplo, talvez você nunca tenha sido forte em falar em público, mas recentemente se ofereceu para realizar reuniões para ajudá-lo a se sentir mais confortável ao se dirigir a uma multidão. Ou se propôs em gravar vídeos on line para grupos em redes sociais.
Mostre como você tomou medidas para melhorar e menciona que você está trabalhando ainda mais.
O real sentido da pergunte é... Se eu te contratar, você vai continuar com as mesmas fraquezas?
A seguir, descreva como você está trabalhando para resolver o problema.
4 maneiras de responder "Qual é a sua maior fraqueza?"
1.Em vez de "Perfeccionismo", diga ...
Você pode ser um perfeccionista , mas seu entrevistador já ouviu essa resposta um bilhão de vezes (e de muitas pessoas que não são realmente perfeccionistas, devo acrescentar).
2.Em vez de "Sou muito exigente", diga...
Dizer que você espera muito de sua equipe valerá uma ou duas reviradas de olhos de seu entrevistador. Em vez disso, explique como suas habilidades de delegação poderiam ser melhores.
3. Em vez de "Workaholism", diga ...
Vamos encarar os fatos: no escritório de hoje, os workaholics recebem tapinhas nas costas, e não advertências para ir com mais calma. Afirmar ser um (seja verdade ou não) soa como se você estivesse se gabando.
A seguir, conte ao seu entrevistador sobre uma ocasião em que você se esforçou demais e os resultados não foram bons.
4. Em vez de "Falar em Público", diga ...
Falar em público não costumava ser uma resposta tão comum, mas está definitivamente ficando mais popular. Você ainda pode usá-lo, mas dê mais detalhes às suas respostas com exemplos para que o seu entrevistador saiba que você está sendo verdadeiro.
Não importa o que você decida falar, o truque é soar genuíno e encerrar as coisas com uma nota positiva. Ensaie sua resposta para que possa respondê-la com facilidade e, o que é mais importante, de forma concisa - se você passar muito tempo falando sobre suas falhas, será fácil se enfiar em um buraco. Supere a parte "fraqueza" de sua resposta o mais rápido possível, para que possa recuperar o que é mais importante: seus (muitos!) Pontos fortes .
No entanto, ao apresentar os sintomas, em vez de apenas nomear a aflição, você soará muito mais sincero.
Fonte: Carlos Rodrigues de Souza