8.Qual é a sua maior conquista profissional?
Não tem nenhuma forma melhor de dizer “contrate-me” do que um histórico de que alcançou resultados surpreendentes em trabalhos anteriores.
Por isso não seja tímido ao responder uma pergunta como esta na entrevista!
Uma ótima maneira de fazer isso é usando a historia do herói relutante: Monte o roteiro da situação que estava antes de você começar a conquistar.
Descreva o passo a passo da tarefa que você teve para completar.
Fornecer ao entrevistador um contexto de fundo (por exemplo, “No meu último trabalho como analista júnior foi meu papel para gerenciar o processo de faturamento”), mas gaste a maior parte do seu tempo descrevendo o que você realmente fez (a ação) e o que você alcançou (o resultado).
Por exemplo, “em um mês, simplifiquei o processo, o que economizou para o meu grupo 10 horas-homem por mês e reduziu os erros nas faturas em 25%”.
Como escolher uma realização para falar sobre.
Pesquisa e preparação são essenciais para pregar em sua entrevista. Isso significa que você desejará revisar a descrição do cargo, o site da empresa e sua presença nas mídias sociais, caso ainda não o tenha feito. Certifique-se de verificar também as avaliações recentes da imprensa ou dos funcionários. Se você recebeu notas de um recrutador ou tem um contato dentro da empresa que o indicou para o trabalho, isso também o ajudará a entender melhor a empresa.
Todo esse dever de casa pode te ajudar a escolher uma resposta direcionada à empresa e suas necessidades. Por exemplo, se você leu que um dos valores fundamentais da empresa é ter "um senso de propriedade", você vai querer escolher um momento em que assumiu um projeto porque viu que precisava ser feito, por exemplo , ou intensificado para preencher as lacunas em sua equipe quando alguém saiu para outro trabalho.
Independentemente de qual conquista você discute, sua resposta deve mostrar que suas habilidades são transferíveis e relevantes para a função.
Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para identificar as realizações sobre as quais você pode falar:
- Como você contribuiu para os objetivos da empresa em funções anteriores? Talvez você tenha tido um grande impacto em um indicador-chave de desempenho, como aumento de receita.
- Que impacto você teve em uma equipe como mentor, gerente ou membro da equipe? Talvez você tenha ajudado a embarcar um estagiário e o preparou para o sucesso, o que beneficiou toda a organização.
- Como você ajudou uma organização a se tornar mais eficiente? Talvez você tenha liderado melhorias de processos aprimorando os canais de comunicação.
- O que você fez para aprimorar a experiência do cliente? Talvez você tenha ajudado a inovar em direção a uma nova solução centrada no usuário.
- Se você é novo no mercado de trabalho: Você já assumiu a liderança em alguma coisa em uma organização estudantil ou durante o trabalho voluntário? Talvez você tenha organizado um evento, vencido uma competição ou arrecadado dinheiro para uma boa causa.
- Se o seu entrevistador pedir especificamente um exemplo não relacionado ao trabalho: Além do escritório, quais objetivos pessoais você alcançou? Talvez você tenha corrido uma maratona ou terminado um passeio de bicicleta de longa distância, ou talvez tenha superado algum tipo de desafio pessoal.
Se for difícil escolher uma conquista que pareça ser a “maior” conquista, então volte para sua pesquisa e pense sobre isso através das lentes do gerente de contratação que você está tentando impressionar e do trabalho que está tentando conseguir.
Prepare e pratique sua resposta de forma que ela venha naturalmente.
Não precisa soar perfeito, mas você precisa parecer confiante.
Mesmo que você nunca receba essa pergunta exata, pensar sobre sua maior realização valerá o tempo que você investirá. Além de prepará-lo para uma entrevista de emprego, será uma ótima maneira de conhecer melhor a si mesmo e seus valores.
Fonte: Carlos Rodrigues de Souza